Resíduos

O que são resíduos?

Os resíduos são “quaisquer substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer”.

O facto de algumas substâncias ou objectos deixarem de ter utilidade ou estarem danificados, são possíveis razões para que sejam descartadas.

A alguns resíduos é concedida atenção especial na sua gestão, devido à sua particular complexidade ou importância crescente em termos de quantidades produzidas e/ou das suas características.

Estes resíduos, designados como fluxos específicos, possuem legislação própria a qual geralmente co-responsabiliza os vários intervenientes no ciclo de vida pela sua gestão, como os produtores e as empresas que colocam os produtos no mercado nacional.

Exemplos

de resíduos que existam

 

Grandes Equipamentos Eléctricos

Grandes Equipamentos Eléctricos

Os grandes equipamentos, onde se incluem a título de exemplo as máquinas de lavar loiça e roupa, os frigoríficos e arcas congeladoras, ares condicionados, LCD e outros equipamentos de grandes dimensões.

Saber mais

Pequenos Equipamentos Eléctricos

Pequenos Equipamentos Eléctricos

Os pequenos equipamentos incluem a maior variedade de equipamentos, como os computadores, impressoras, tablets, telemóveis, aspiradores, torradeiras, candeeiros, rádios, câmaras, brinquedos com componentes eléctricos ou electrónicos, entre muitos outros.

Saber mais

Lâmpadas

Lâmpadas

As lâmpadas são processadas numa tipologia própria, devido à necessidade de assegurar a sua integridade durante o processo de recolha.

Saber mais

Pilhas e Baterias Industriais

Pilhas e Acumuladores Industriais

As baterias de chumbo-ácido podem ser consideradas portáteis e industriais, dependendo da sua utilização. Quando a utilização é, por exemplo, para alimentar sistemas de luzes de emergência, estas baterias são consideradas portáteis. Se servirem para fornecer energia a serviços que não podem ser interrompidos (como em centrais telefónicas e em hospitais), são consideradas como industriais.

Saber mais

Pilhas e Acumuladores Portáteis

Pilhas e baterias Portáteis

Alcalinas (como AAA, AA, C, D e 9V), utilizadas em brinquedos eléctricos, lanternas, rádios portáteis e câmaras digitais;  Botão: utilizadas para alimentar pequenos dispositivos electrónicos portáteis, como relógios de pulso, calculadoras de bolso, comandos para portões eléctricos, aparelhos auditivos e pacemakers cardíacos artificiais; Iões de Lítio: utilizadas nos computadores portáteis e nos telemóveis.

Saber mais

Óleos

Óleos

Os óleos são classificados como resíduos perigosos. São inflamáveis e contêm inúmeros produtos perigosos que podem induzir graves riscos para a saúde e para o ambiente. Os óleos usados são reaproveitados sob diversas formas de energia e produtos reciclados.

Saber mais

Pneus

Pneus

Os pneus usados são uma das maiores fontes de desperdício da actualidade, nomeadamente devido à durabilidade dos seus materiais. Mas ao mesmo tempo que podem tornar-se um resíduo com efeito devastador sobre o meio ambiente e a atmosfera, são também um dos resíduos mais reutilizados.

Saber mais

Veiculos em Fim de Vida

Veiculos em Fim de Vida

Um veículo em fim de vida é aquele que já não apresenta condições para a circulação, em consequência de acidente, avaria, mau estado ou outro motivo. 

Saber mais

Encontre o ponto de recolha mais próximo.

Encontre o ponto de recolha mais próximo.

Pesquisar no mapa