emirates-capa.png
Ambiente
Emirates opera um voo de demonstração com combustível de aviação 100% sustentável
7 Fevereiro 2023
 / 3 minutos de leitura

A Emirates realizou o seu primeiro voo de demonstração num Boeing 777-300ER com um dos seus motores a funcionar com combustível de aviação 100% sustentável (SAF). O voo descolou do Aeroporto Internacional do Dubai (DXB). O avião sobrevoou a linha costeira do Dubai durante mais de uma hora.

 

A Emirates trabalha lado a lado de parceiros como GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent, com o intuito de encontrar e desenvolver uma mistura de SAF que consiga replicar fielmente as propriedades do combustível de aviação convencional.

 

Foram efetuadas uma série de medições de propriedades químicas e físicas do combustível e, após vários testes laboratoriais e ensaios rigorosos, conseguiram obter uma medida que refletia as qualidades do combustível para aviões. Dezoito toneladas de SAF foram misturadas, compostas de HEFA-SPK, fornecidas pela Neste, e HDO-SAK da Virent. O combustível de aviação 100% sustentável (SAF) abasteceu um motor GE90 e o combustível convencional abasteceu o outro motor da aeronave.

 

A tecnologia da Virent converte os açúcares de origem vegetal em componentes que tornam possível um combustível de aviação 100% sustentável, sem a necessidade de mistura com o combustível de aviação tradicional.

 

O voo de demonstração abastecido por SAF tem um significado particular, uma vez que os Emirados Árabes Unidos (EAU) declaram que 2023 era o "Ano da Sustentabilidade".

 

Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros a operar um Boeing 777 e a abastecer um motor GE com 100% SAF. Estas iniciativas são contributos fundamentais para o conhecimento da indústria sobre o SAF.

 

A Emirates está empenhada em apoiar iniciativas que ajudem a minimizar as suas emissões de CO2. A companhia aérea já gere um programa abrangente de eficiência de combustível que investiga e implementa ativamente formas de reduzir a queima e emissões desnecessárias de combustível, sempre que tal seja operacionalmente viável.

 

Algumas das iniciativas mais significativas do programa incluem a operação de "pistas flexíveis" ou rotas flexíveis – uma parceria com fornecedores de serviços de navegação aérea para criar o plano de voo mais eficiente para cada voo.

 

Mais notícias