capa-noticia.png
Reciclagem
Torre de Vigia de Canidelo será centro inovador de reciclagem e reutilização de lixo marinho
21 Dezembro 2021

A Torre de Vigia de Canidelo, no município de Vila Nova de Gaia, vai funcionar como centro inovador de reciclagem e reutilização de lixo marinho. 

 

A iniciativa é da Fundação Parley for the Oceans que vai desenvolver um conjunto de actividades e iniciativas com vista a mitigar e inverter a poluição marinha tendo como base os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.  

 

Surgirá assim a «Air Station» na Torre de Vigia de Canidelo, que será requalificada para esse efeito, numa parceria com a Câmara Municipal de Gaia. Este espaço acolherá um Centro de Interpretação e um Centro Interactivo, informa a autarquia de Gaia.  

 

O projecto tem como objectivo o desenvolvimento e implementação de um processo inovador para reciclagem e reutilização do lixo marinho. Isto será possível através da recolha de plásticos e do seu reaproveitamento para produção de novos materiais, dentro dos princípios da economia circular. Paralelamente, o projecto pretende contribuir para a promoção da literacia oceânica e a consciencialização ambiental.  

 

O Centro de Interpretação permitirá a realização de actividades e eventos que estimulem a troca e a partilha de conhecimento sobre a sustentabilidade marinha e os valores geológicos da Praia de Lavadores.  

 

O Centro Interativo pretende envolver os cidadãos no compromisso da sustentabilidade e promover uma relação próxima com a vida oceânica “oferecendo a todos os visitantes a possibilidade de uma experiência de mergulho visual”. 

 

Estima-se que cerca de 73 por cento do lixo encontrado anualmente nas praias seja plástico. O lixo marinho tem sido reconhecido com um dos problemas mais urgentes que os oceanos hoje enfrentam com impacto na sociedade na economia e na biodiversidade.  

 

Este projecto pretende contribuir para “o crescimento económico marinho e marítimo de longo prazo e para a coesão social, em termos de comunidades locais, apostando também no capital humano, através da criação de novos postos de trabalho de economia azul”. 

Mais notícias